sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tendências da Tecnologia na Educação

Tendências da Tecnologia na Educação

Ao pensar sobre o tema proposto para esta redação me vinha na cabeça somente o ambiente de estudo como ele é hoje, na escola. No entanto, ao ler alguns textos disponíveis na web, fui me dar conta que devemos considerar que a tecnologia vem contribuindo há muitos anos em nossas vidas e está em todo lugar.
Desde o advento das máquinas copiadoras, podemos considerar grandes avanços na educação. O que antes era pra pouquíssimos, hoje é para muitos. Saber ler e escrever é considerado como necessidade básica, pelo menos nos perímetros urbanos que circundam as cidades grandes e em cidades médias. Depois da facilidade de imprimir livros, revistas e jornais, que deram inicio ao que vivemos hoje e podemos classificar como “Era da comunicação em massa”, o rádio e a televisão participam diretamente da educação de nós, seres humanos, desde o momento de nossa concepção no ovário da mamãe. Eis então que dentro da Era da comunicação em massa, surge o mais novo e revolucionário segmento: o Computador Pessoal e a Internet. A Realidade Digital está em todos os aparelhos que utilizamos hoje, está nos aparelhos que fabricam o que compramos, o que comemos, como se divertimos, no entanto não perderei o foco e falaremos mais sobre a Era da comunicação Digital através da Internet.
Por meio da internet, hoje, podemos aprender uma gama imensa de conteúdos que estão de fácil acesso para quem tem acesso a um computador ligado a rede, no entanto deve haver cuidado na hora de selecionar tais conteúdos levando em consideração a fonte que esta fornecendo o material. No âmbito formal, são muitos os cursos que qualificam e graduam novos profissionais que são oferecidos de modo à distância, ou distância/presencial. Dentro das instituições, os computadores têm sido utilizados de diversas formas, dependendo do grau e do tipo de ensino. Nas faculdades, eles servem para que os alunos pesquisem e editem seus estudos. Em alguns casos, as faculdades fornecem cursos para quem não tem o conhecimento de operar os softwares e também existem disciplinas como a nossa, que visa integrar a educação dentro da tecnologia informática. Dentro do ensino fundamental, os laboratórios de informática servem para ensinar os estudantes operar a máquina de sua base e hoje, já ensinam a navegar na internet, quando possível. Dentro das escolas estaduais e municipais os laboratórios tem maior importância. É para o perfil destes estudantes, muitas vezes, a única opção de acesso a um computador.
Dentro do ensino da música, a informática teve um papel muito importante, como se é de notar. Antigamente, para escrever uma partitura, a mesma era feita de forma manual, o que dificultava a reprodução para muitas pessoas. Hoje, o Encore, e outros softwares, fazem a leitura e ainda executam as notas lidas. Essa partitura pode ser impressa com facilidade. Segundo Daniel Gohn, o ensino da música serve individualmente para cada um, ou seja, o estudante entende ao seu modo, podendo esse ter o conhecimento teórico aprofundado ou ir aprendendo com diversas fontes diferentes. Do contrário, o ensino dentro da academia, denota um estudo teórico bem maior do que o prático, porém, no entanto, visa formar homens mais capacitados para compreender não somente as notas musicais, mas sim também todo o universo a volta do nosso mundo.

Independente da forma com que se escolhe aprender música, seja em escolas especializadas, professores particulares ou academias de ensino, a informática tem facilitado bastante. Vídeo Aulas encontradas em sites como o youtube, por exemplo, ensinam de modo prático e as vezes teórico também, de forma rápida e eficiente, sem que precisemos pagar ou mesmo sair de casa. O medo existente quando na década de 80 a musica eletrônica tomou dimensão alastrante, não se confirmou. É verdade que muitos músicos foram substituídos por batidas eletrônicas, mas o que mais se vê é uma integração entre a eletrônica e os humanos nas suas bandas musicais.
Devemos ter o conhecimento dessas tendências, e firmar nossa postura... por exemplo, quando o surgimento do rock, a tecnologia eletrônica possibilitou plugar guitarra em amplificadores, e pedais de distorções e efeitos puderam ser incorporados aos sons. Com isso os roqueiros fizeram bastante barulho para protestar as ditaduras militares. Acredito que passada uma fase turbulenta da humanidade, chegaremos a algumas verdades claras que nos dirão o rumo que devemos guiar a tecnologia, antes que ela nos guie. Acredito que dentro das instituições, o quadro não se alterará muito, pois é inviável cada aluno ter um computador pessoal dentro das salas... não existe matéria prima para tanta demanda de aparelhos eletrônicos, a menos que comecemos a explodir a lua também... acredito na união harmoniosa entre ensino e tecnologia e para um futuro breve a utilização de energia renovável e computadores que nos sirvam por mais tempo sem ficarem defasados.

Bruno Antunes André



Fonte
“As Novas Tecnologias e a Educação Musical” Daniel Gohn
http://cdchaves.sites.uol.com.br/”

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