sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Lixo Eletrônico

Lixo Eletrônico.

Lixo eletrônico é todo e qualquer lixo que possa a vir ser produzido totalmente ou parcialmente por máquinas, ou elas mesmas. Aqui falarei brevemente sobre o lixo estrutural físico gerado pela rapidez com que a tecnologia fica defasada.

Um dos problemas principais para que haja tanto lixo eletrônico é o fato de as pessoas estarem sempre querendo trocar seus aparelhos sem necessidade. Alerto para que usemos nossos aparelhos até estragarem ou ficarem realmente lentos... a indústria lança os produtos já visando os novos lançamentos e confundem a cabeça das pessoas que se encontram em desarmonia consigo mesmas e com o ambiente todo.

Mas mesmo se utilizássemos ao máximo nossos aparelhos, e que não trocássemos de computador tão rápido, haveria muito lixo tecnológico. Se pensarmos que a cerca de 60 anos é que eles começaram a ser produzidos em grande escala para a toda a população, e que a maioria desses aparelhos já ficaram velhos e foram para o lixo, constatamos que temos montanhas e montanhas de material sem aproveitamento.

É fácil ficar apontando causas e efeitos, mas e as soluções? Apesar da Lei que obriga as empresas a reciclarem e darem fins adequados para o lixo que produzem, não é isso que ocorre. São raras cidades que cuidam do lixo eletrônico.

Parece estar na moda ser Ecológico, mas acontece que se não tomarmos medidas urgentes, a vida como conhecemos na terra estará ameaçada. E talvez já esteja...

A Maioria do material eletrônico se torna toxico para a terra, e para nós, e os animais, as plantas... nossos rios estão infectados... Muito dos materiais eletro eletrônicos não possuem soluções de reciclagem... por mais que reciclemos os plásticos, alguns chips e placas não tem procedimentos de reciclagem...

Por isso que eu acho que a tendência de informatizar tudo deve ser revista, do ponto que não teremos nem mais matéria prima para fabricar as máquinas... mas isso o tempo vai nos dizendo... não adianta ficar aqui dizendo o que é ou não para fazer! Aproveite a tecnologia, mas não fique escravo dela... use-a para disseminar o bem em geral, para que possamos construir, ou melhor, reformar o nosso mundo.

Bruno Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário